Cidades

Estatuto da Criança e Adolescente comemora 23 anos

24/10/2013

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, esteve nesta quinta-feira (24), no auditório do Senai, participando do seminário “23 anos do ECA: Boa intenção não basta!” O encontro serviu para reafirmar o compromisso de todos com as crianças e adolescentes de Alagoas e celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvido.estatu
A secretária Katia Born disse que o mais importante nesses 23 anos do ECA é a conscientização dos cuidados com a criança e o adolescente. “Primeiro a importância da creche, uma proteção e um cuidado com a criança. O ECA assegura que é dever do estado cuidar das crianças e dos adolescentes junto com a família. Quando a mãe e o pai vão trabalhar e não têm onde deixar a  criança, a creche preenche esta lacuna. Temos que começar o trabalho do seu nascedouro, por isso a creche é necessária e tem sido uma luta das mulheres no Brasil para que cada vez mais se amplie o número no país’’, afirmou.
Katia enfatizou também que outro assunto importante é o cuidado com os adolescentes. “Sabemos que o trabalho infantil tem reduzido com a fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho e dos conselhos tutelares. Ainda há muitas crianças trabalhando nos sinais, na região da mata, zona rural, na área da pesca. Quanto mais os conselheiros tutelares e a sociedade cobrarem para que essas crianças estejam em sala de aula, teremos menos trabalho infantil’’, completou.
O superintende da Criança e Adolescente, Claudio Soriano, ressaltou os 23 anos do ECA e sua responsabilidade. “O momento é de comemoração e manutenção do trabalho focado no bem das crianças e adolescentes de Alagoas. São vários os parceiros nessa luta e, juntos, somos fortes para combater qualquer tipo de criminalidade contra este público”, disse.
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió e o Fundo das Nações Unidas – Unicef, em parceria com a SEMCDH, por meio da Superintendência da Criança e Adolescente e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.