Cidades

Célia e Yale lançam programação do festival Viva Arapiraca

16/10/2013

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (16), no Centro Administrativo Antônio Rocha, a prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice Yale Fernandes (PMDB) deram o pontapé inicial nas comemorações dos 89 anos da cidade de Arapiraca, data a ser celebrada com a Emancipação Política no próximo dia 30 de outubro.IMG_3036
No encontro com jornalistas, repórteres de TV, radialistas, colunistas sociais e blogueiros de Arapiraca e do restante do estado, os gestores destacaram uma série de lançamentos e inaugurações que devem ocorrer ao longo mês.
Uma das investidas foi a divulgação da programação oficial do festival Viva Arapiraca, marcado para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro.
Na oportunidade, compuseram a mesa de lançamento do evento a prefeita Célia, o vice Yale, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) Tânia Santos, a coordenadoria de Assessoria de Comunicação (Ascom) Mônica Nunes e a vereadora Aurélia Fernandes (PMDB).
“Viva Arapiraca! Viva Nossa Senhora do Bom Conselho! Viva esta cidade pulgente, destas pessoas que acreditam nesse município e têm consciência de seu papel enquanto cidadão. Ela não é do governo municipal; Arapiraca é do povo”, pontua Célia Rocha.
A prefeita afirmou que este não é apenas um festival de música, sendo o “Viva”, como é já chamado pelos frequentadores, um sentimento, um modo de externar os avanços em diversas instâncias como a Educação, o Desenvolvimento, a Economia e a Cultura.
“O Viva Arapiraca também, acima de tudo, é a promoção à nossa cultural local. É a inserção no nosso cronograma de shows os artistas da terra, dando-lhes visibilidade para que sejam notados lá fora por seus talentos”, coloca a secretária Tânia Santos.

    Edital

Segundo ela, um edital está para ser lançado na manhã desta quinta-feira (17), onde bandas de garagem de Arapiraca poderão se inscrever para figurar num dos palcos do Viva – ao todo serão quatro: Palco Perucaba, Palco Planetário, Palco Artesanato e Palco Praça da Prefeitura.
“Vão poder se inscrever grupos de pop, Rock N’ Roll e Rock alternativo, desde que tenham boa parte de seu repertório voltado para material próprio, ou seja, músicas autorais”, comenta, ressaltando que as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, das 8h às 14h, na sede da Sectur, no Centro Administrativo.
Haverá espaço também para apresentações de manifestações de nossa Cultura Popular Tradicional num destes palcos.
Após isto, o vice-prefeito Yale Fernandes, o grande idealizador deste projeto hoje conhecido em boa parte do Nordeste, inferiu que o Viva Arapiraca terá ainda mais espaço para artistas locais que já têm certa estrada na música.
“Gravaremos um CD e um DVD ao vivo em uma megaestrutura montada, a fim de evidenciar esses talentos que permeiam nossa cultura, fortalecendo-a no decorrer de todos esses anos. Os ensaios deles já começam nesta próxima segunda-feira [21]”, adianta Fernandes.
Estão envolvidos neste projeto os cantores Lourenço, Zé Dulles, Dira Lino, Nelsinho Silveira, César Soares, Eribério, Marcelo Vieira, Jorginho, Paulinho Nunes e Elaine Kundera. Eles se apresentam no dia 14 de novembro, abrindo este que é considerado o maior festival de música do estado.

    Enquete

O papel dos arapiraquenses foi fundamental na escolha das atrações de renome nacional. Medalhões do Rock foram cogitados, mas o apelo popular levou o Detonautas Roque Clube e Nando Reis para a cidade que mais cresce na Terra dos Marechais.
“Graças a este contato que fizemos por meio das redes sociais é que tivemos ciência da dimensão e do querer do arapiraquense em ter ao vivo bandas que tem bagagem, a exemplo da Pitty e O Rappa – este último, na verdade, só não veio por questões contratuais. No entanto, ficamos muito felizes com o cast”, diz o vice-prefeito.
Foi repassada a informação durante a coletiva que quem abrirá o show no dia 15 é o grupo alagoano Cachorro Urubu, com gradioso tributo a Raul Seixas, tendo na sequência os cariocas do Detonautas. No dia posterior, é a vez dos reggaeiros alagoanos da Vibrações comemorarem seus 15 anos de existência e resistência no Palco Perucaba, antes da atração principal, o ex-baixista e cantor dos Titãs, Nando Reis.
Yale Fernandes destacou também a parceria entre a prefeitura e os empreedimentos Residencial erucaba e Arapiraca Garden Shopping, que acreditam na força e dimensão do Viva Arapiraca.

 Programação

Com uma programção pré-definida – ela só será divulgada em sua totalidade ao final dos trâmites do edital que selecionará as bandas da terra para tocar nos palcos alternativos –, a prefeita Célia Rocha exaltou o último dia do festival.
“O Viva Arapiraca tem um dia muito especial em suas edições, como em todos os anos. É um momento para louvar e agradecer a Deus por todas as conquistas diárias que recebemos e encaramos com coragem. Haverá uma missa campal com representantes religiosos e fiéis de todo o Agreste, envolvendo a cidade de Arapiraca com o amor cristão. Ao final da celebração eucarística, vai acontecer o show da banda ‘Amor e Adoração’, que fará uma belíssima apresentação”, ressalta a prefeita.
Este grupo musical tocou na ocasião em que o papa Francisco esteve no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho último.

    Turismo

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Tânia Santos, os hotéis do município, que possuem mais de 2.100 leitos disponíveis, já foram orientados a melhorar suas instalações, pois, neste 2013, a previsão é que mais de 200 mil pessoas participem do Viva.
O festival contará com megaestrutura de som, palco, iluminação, câmeras de monitoramento, postos médicos e segurança. A última edição teve a presença de turistas de Alagoas e estados vizinhos nos quatro dias de festa, movimentando a economia da região.
Ao longo da programação dos 89 anos de aniversário de Arapiraca, há várias ações sociais a serem feitas e obras estruturantes, entregues, a exemplo da inauguração de duas bibliotecas digitais Arapiraquinhas, na Vila São José e Bananeiras, e da revitalização da pintura da Igreja Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho e das obras na Praça Deputado José Marques da Silva, ambas no Centro