Cidades

Cana de unidade demonstrativa produz acima da média estadual

18/10/2013

A cana-de-açúcar cultivada na propriedade do agricultor Cícero de Souza, às margens do Canal do Sertão, no município de Olho D’Água do Casado, tem uma produtividade estimada em 150 toneladas por hectare, o que equivale a mais de duas vezes a média estadual, que é de 65 toneladas por hectare.

Superintendente Hibernon Cavalcante confere tamanho da cana na unidade demonstrativa

Superintendente Hibernon Cavalcante confere tamanho da cana na unidade demonstrativa

A forrageira fica numa área que recebe água do Canal, por meio de irrigação, e faz parte de uma unidade demonstrativa implantada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). No local, também são cultivados sorgo, palma, milho e capim.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, que presta assistência ao agricultor, os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da cana, que está com apenas oito meses, foram o solo, a disponibilidade de água e luz solar. A variedade plantada é a 579, desenvolvida em Alagoas, e uma das mais cultivadas no Brasil.
“O ideal para colheita da cana é entre 12 e 14 meses. Até lá, esperamos que ela chegue a uma produtividade de 200 toneladas por hectare. A cana está com um desenvolvimento excelente e tende a ser uma das opções para fornecimento de alimentação animal no Sertão”, comentou o superintendente.
Nessa quarta-feira (16), ele conduziu uma excursão de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Associação dos Plantadores de Cana (Asplana) e Sindicatos de Produtores Rurais até o Canal do Sertão, onde acompanharam as obras, o uso da água e visitaram a unidade demonstrativa. Segundo Hibernon Cavalcante, todos ficaram admirados com o desenvolvimento da cana.
“Diante do sucesso das forrageiras na área do seu Cícero de Souza, recebemos total apoio do governador Teotonio Vilela para instalar outros kits de irrigação em outras propriedades às margens do Canal. A produção de forragens é fundamental para a produção de leite, e sabemos que a pecuária leiteira é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar”, detalhou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.