Cidades

Campanha contra aftosa atinge cobertura vacinal de 95,8%

08/10/2013

Apesar da seca que castigou o setor agropecuário alagoano e que causou a perda de animais, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) registrou, na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013, uma cobertura vacinal de 95,8% do rebanho de bovídeos do Estado.vacinacaoaftosa
Foram vacinados 1.172,477 animais, divididos entre bovinos e bubalinos. A etapa de vacinação ocorreu no período de 1º a 31 de julho. O criador teve até o dia 15 de agosto para fazer a declaração da vacinação nos escritórios da Adeal do município onde a propriedade rural está localizada.
De acordo com o levantamento do órgão de defesa alagoano, 14 municípios do Estado obtiveram 100% de cobertura vacinal. Atualmente, Alagoas conta com um rebanho de 1.223.309 animais e 100% dos bubalinos existentes em Alagoas receberam a dose antiaftosa.
Em todos os municípios, a cobertura vacinal ultrapassou o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80%.
“Adiamos o mês da vacinação de maio para julho para que os animais pudessem melhorar o escore corporal perdido com a seca. Foi uma decisão que deu certo e hoje comemoramos uma cobertura vacinal de 95,8% do nosso rebanho”, declarou o presidente da Adeal, Marcelo Lima. “O criador está de parabéns por ter vacinado, apesar das dificuldades provocadas pela estiagem”.
O presidente do órgão de defesa informou ainda que os números consolidados desta primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa de 2013 estão disponíveis na base de dados do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro) da Adeal.
Marcelo Lima destacou ainda o empenho e a dedicação de todos os funcionários da Adeal, que contribuíram de forma significativa para o sucesso da campanha, além da parceria das prefeituras, governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura; Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), ACA e Federação da Agricultura de Alagoas.
”Sem estes parceiros, não teríamos conquistado mais esse índice de cobertura vacinal. O empenho e compromisso do governador Teotonio Vilela Filho neste processo foi de fundamental importância na vitória de mais esta luta contra a aftosa em Alagoas”, ressaltou Lima. “Conquistamos a zona livre com vacinação e uma cobertura vacinal de 95,8% e isso reforça ainda mais o nosso compromisso no combate a febre aftosa em Alagoas”.
Na segunda etapa da campanha, realizada em novembro do ano passado, recebeu a dose antiaftosa 1,2 milhão de bovídeos, resultando numa cobertura vacinal de 96,13%.
As campanhas de vacinação fazem parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e são itens obrigatórios para criadores de bovinos e bubalinos.
A febre aftosa é umas das maiores preocupações da agropecuária. Altamente contagiosa, a doença atinge animais de cascos bipartidos e é responsável pelos maiores prejuízos no setor.