sexta-feira, 26 de Abril de 2019

Notícias

In: ,

Alunos do Cepa participam de Oficina de Manipulação de Ervas Medicinais

Por Ivan1

Uma turma de 20 alunos do 9º Ano da Escola Estadual Laura Dantas participou, na tarde de quinta-feira (24), de uma Oficina de Manipulação de Ervas, ministrada pela professora Maria Célia Aroucha, coordenadora do Projeto Horta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE).alunosinformacoes
   Na oficina –  realizada no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), que fica dentro do complexo educacional do Cepa, no bairro do Farol –,  os alunos tiveram acesso a informações sobre o poder medicinal de vários tipos de ervas, aprenderam como fazer um bom chá e prepararam remédios caseiros, como xaropes e lambedores.
“Muito interessante saber um pouco mais sobre as ervas medicinais e como utilizá-las no nosso dia a dia”, afirmou a aluna Melissa Franca, 17 anos. “Plantas que a gente não dava muita importância, agora a gente sabe para que servem, como cultivá-las, como prepará-las e como usá-las no combate a algumas doenças”, acrescentou a aluna.
De acordo com a professora Célia Aroucha, o interesse dos alunos pela oficina foi tão grande que ela pretende formar outras turmas. “A curiosidade deles é impressionante. Por isso, estamos pensando em realizar essa oficina com outras escolas, para que os alunos de outras escolas se transformem em agentes multiplicadores”.

    Data de validade

Durante a oficina, além das propriedades e da manipulação das ervas, os alunos aprenderam qual a melhor época para o plantio e a colheita. Eles tiveram também informações sobre as formas de preparo e de estocagem dos remédios caseiros. “A validade das plantas secas usadas nos chás, por exemplo, não passa de um ano”, lembrou a professora.
Célia Aroucha ensinou também o uso adequado dos utensílios no preparo dos chás, bem como a temperatura ideal para a secagem artificial das ervas. Os alunos tiveram acesso ainda há vários tipos de plantas usadas na produção de medicamentos fitoterapêuticos. Entre as plantas medicinais expostas, os alunos escolheram a hortelã para preparar um xarope.
Cada erva medicinal foi mostrada aos alunos da oficina com seu nome popular e científico, além de informações sobre para que serve e seus nutrientes. O Mastruço é um excelente expectorante e é rico em vitamina \’A”, “B” e “B-12”. Muito usado por quem tem problemas de constipação.
Na manipulação das ervas, a professora fez questão de destacar a importância dosagem certa. “Se a dosagem não foi a recomendável, o remédio caseiro perde seu poder medicinal e pode até prejudicar a saúde do usuário. Por isso tem que ter muito cuidado, ao manipular e usar as ervas medicinais”, alertou.
Segundo a professora Nathally Marques Silva Lima, direção do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), a Oficina de Manipulação de Ervas, ministrada pela professora Célia Aroucha, faz parte da programação da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que começou na última segunda-feira (21/10) e prossegue até esta sexta-feira, 25 de outubro.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com