Cidades

Alagoas fortalece a economia solidária com o projeto Juntos Catamais

18/10/2013

Um grande passo para a inclusão social em Alagoas foi dado nesta sexta-feira (18) pelo governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), com o projeto de economia solidária Juntos Catamais.  O lançamento envolveu a assinatura  do Termo de Cooperação Técnica entre a Seteq e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) para a gestão da iniciativa e a entrega à Assembleia Legislativa dos Projetos de Lei de Fomento à Economia Solidária em Alagoas e o que cria o Conselho Estadual de Economia Solidária.projetojuntoscatamais
A solenidade, que simbolizou o marco histórico para o Estado, teve como palco a Cooperativa de Reciclagens de Alagoas (Cooprel) e contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo, do secretário do Trabalho Alberto Sextafeira, do superintendente da Slum, Gustavo e de outras autoridades.
O governador Teotonio Vilela destacou a importância da iniciativa para os trabalhadores do segmento de materiais recicláveis e deixou claro que eles não estão sozinhos, uma vez que o governo do Estado e a prefeitura de Maceió estão articulados e, de forma organizada, irão dar novos caminhos para os catadores.
De acordo com ele, os profissionais que aproveitarem a oportunidade do Catamais terão mais condições de ganhar dinheiro. “Nosso governo tem tido um olhar especial para o pequeno empreendedor e procuramos incentivar as pequenas iniciativas para que tenham melhores condições de trabalho. No início do nosso governo eram 8 mil e hoje são 84 mil pequenos empreendedores. A partir de hoje os catadores terão, de forma mais organizada, condição de se estruturar e crescer enquanto pequenos empreendedores”.
O secretário Sextafeira ressaltou a satisfação em contribuir com um momento importante de inclusão social em Alagoas. De acordo com ele, os dois projetos de lei que foram entregues pelo governador ao presidente da Assembleia representam um grande avanço para o Estado, no que diz respeito à valorização do ser humano e de trabalhadores que merecem ser incluídos.
Sextafeira disse que o momento reafirma a visão do governo do estado no acolhimento e respeito a todos que estão à margem do processo produtivo, sendo a economia solidária uma oportunidade de incluí-los. “Daremos oportunidades aqueles que merecem. O trabalho inclui com dignidade e tenho certeza que o Catamais e o Produzir  Juntos irão cumprir esse papel”, afirmou o secretário Alberto Sextafeira.
O secretário informou ainda sobre a publicação no Diário Oficial desta sexta-feira decreto para a realizacão da Conferência de Economia Solidária do Trabalho Decente, que acontecerá em20 de maio de 2014.
Segundo o superintendente da Slum, Gustavo Novaes, o projeto Juntos Catamais é uma oportunidade que demonstra o alinhamento do governo do Estado com a prefeitura e visa garantir melhorias para os trabalhadores. “É um passo importante para desencadeiar um segmento que precisa do apoio público”, completou.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo, garantiu dar celeridade ao encaminhamento dos projetos de lei à Mesa Diretora. “Tenho um respeito muito grande às pessoas que lidam com esse trabalho de reciclagem e a estruturação das associações e o fortalecimento da economia solidária terão o apoio do poder Legislativo”, assegurou.
O Juntos Catamais é um convênio celebrado entre o Estado de Alagoas e o Ministério do Trabalho, no valor de R$ 7 milhões, para promoção de políticas junto aos catadores e cooperativas de materiais reciclados na região metropolitana de Maceió, que corresponde a 11 municípios.
Serão contemplados 2.800 catadores com melhoria nas condições de trabalho e das instalações físicas, capacitação para autogestão voltada à inclusão produtiva, apoio entre outras questões que envolvem o fortalecimento das organizações coletivas de catadores para contribuir com a geração de trabalho e renda e criar condições de superação da extrema pobreza.
Durante as atividades será feito, entre outras ações, um diagnóstico da situação econômica dos catadores de cada município envolvido, para dar condições favoráveis à criação e apoio de um sistema de rede de empreendimentos e monitoramento das atividades desenvolvidas pela categoria.