Geral

Show ‘Na Eira’ será atração no palco do Teatro Deodoro

09/09/2013

O palco do Teatro Deodoro recebe no próximo dia 22 de setembro o grupo Ponto BR, coletivo que reúne mestres tradicionais da música regional e músicos conhecidos da cena contemporânea. O show “Na Eira” terá início às 19h, com participações especiais de Seu Nelson da Rabeca e de Dona Benedita. A entrada é franca.grupo
Cocos, cirandas, maracatus, bois, carimbós são alguns gêneros que compõe o show, que a partir do diálogo com os saberes e a musicalidade destas tradições, tem como resultado uma sonoridade única e atemporal.
Numa proposta pioneira e agregadora, além de Maceió, “Na Eira” percorre outras oito capitais brasileiras, entre 21 de setembro e 27 de outubro de 2013. Acompanhando os espetáculos, mestres e músicos ministram oficinas de maracatu, bumba boi, caixa do divino e rabeca. A turnê é patrocinada pelo programa Natura Musical.
O show é fruto da imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo, que resultaram em CD homônimo. Depois de uma longa convivência com as comunidades e mestres, guardiões dessa cultura, originaram-se registros e documentários dessas manifestações. O espetáculo explora a possibilidade desses diálogos com o uso de bases pré-gravadas e recursos cênicos de dança.
O grupo é formado por alguns dos principais mestres da cultura popular tradicional em diálogo com músicos contemporâneos radicados em São Paulo, mas de várias partes do País. Fazem parte mestre Humberto de Maracanã, do Bumba Boi de Maracanã, do Maranhão, mestre Walter França, do Maracatu Estrela Brilhante do Recife e mestra Zezé Menezes, caixeira do Divino da Casa Fanti-Ashanti, também do Maranhão, além do pernambucano Eder “O” Rocha, a paulistana Renata Amaral, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes.
Os integrantes do coletivo, além de grandes pesquisadores da cultura popular, são também bastante atuantes na cena contemporânea por meio de trabalhos com os grupos A Barca, Mestre Ambrósio, Nação Zumbi e artistas como Zeca Baleiro, Ivaldo Bertazzo e Zélia Duncan, entre outros. Outras informações por meio dos telefones (82) 3315-5656 ou 3315-5665.