Cidades

Setur-AL participou de mesa redonda sobre Turismo Cultural na Flimar

28/09/2013

No dia Mundial do Turismo, desta sexta-feira 27, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) participou da 4ª Festa Literária de Marechal Deodoro. Na pauta da mesa redonda, o turismo cultural. A discussão aconteceu às 11h, no Auditório Espaço Cultural. Participaram da mesa, o coordenador do programa de Regionalização do Turismo e técnico da Setur-AL, Renato Lobo, o secretário Adjunto de Cultura de Brasília, Geraldo Bentes, a secretária Municipal de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, e o secretário de Cultura de Maceió, Vinícius Palmeira como mediador.
setur27  De acordo com Renato Lobo, o turismo cultural é um segmento estratégico de trabalho muito importante para o Estado, porque através dele é possível apresentar aos visitantes quem somos, nossos valores e costumes, principalmente estimular possibilidades de diversificar o movimento no Estado e interiorizar a atividade turística.
Em Alagoas, o turismo cultural está disposto na região dos Quilombos com o Memorial Zumbi dos Palmares (Étnico); em Maceió com o sítio histórico do Centro e Jaraguá; em Palmeira dos Índios com história no museu do Escritor Graciliano Ramos; Na região de Lagoas e Mares do Sul com o sítio histórico de Marechal Deodoro; e no São Francisco com o sítio histórico de Penedo e de Piranhas, estes dois últimos são patrimônios históricos tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
“A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) atua fortemente no fomento destes produtos mencionados, através de ações mercadológicas de promoção, afim de estimular a visitação de turistas”, disse Lobo.
No período de 2008 a 2009 a Setur-AL realizou o projeto de mapeamento cultural de cidades históricas de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas. O objetivo foi realizar um levantamento participativo com a comunidade dos principais ícones culturais destas cidades, realizar oficinas de discussão do produto cultural, como possibilidade de resgate da identidade e de fomento de negócios, além da produção de vídeo e publicação contextualizando as cidades com seus elementos constitutivos de espaço histórico a fim de apresentar os públicos de interesse na visitação por este segmento.