Geral

Servidores do HGE participam de seminário sobre S.O.S Emergência com representante do MS

19/09/2013

Os servidores que atuam nos setores de Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia do Hospital Geral do Estado (HGE), participaram, nesta quarta-feira (18), de um seminário sobre o Programa SOS Emergência, que garantiu investimentos da ordem de R$ 3 milhões, visando assegurar a compra de novos equipamentos e a qualificação profissional dos servidores. O evento, que foi promovido pelo Serviço Multiprofissional de Ações Assistenciais da unidade hospitalar, contou com a presença da técnica do Ministério da Saúde, Valéria Antônia.hge2
No encontro com os profissionais, Valéria Antônia destacou a importância do engajamento de todos no programa, que visa além da aquisição de novos equipamentos, capacitação profissional, melhoria dos serviços e recursos. “O programa SOS Emergência tem como finalidade estabelecer a organização e implementação da Rede de Urgência, como também, melhorar a gestão e qualidade assistencial”, afirmou.
Segundo Vânia Ticianeli, que faz parte também do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, todos os servidores do HGE participarão de encontros sobre o programa S.O. S. Emergência e o Plano de Ação, que foi implantado na unidade hospitalar. “É importante todos terem conhecimento sobre a execução do programa. Nas próximas reuniões serão convocados médicos, enfermeiros, pessoal da área administrativa, entre outros”, disse.
O SOS Emergência foi implantado no HGE em maio deste ano, durante cerimônia que contou com a presença governador Teotonio Vilela Filho, do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, do prefeito de Maceió, Rui Palmeira e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas. O HGE possui atualmente 258 leitos, sendo 54 de urgência e 22 de Unidade de Terapia Intensiva e realiza, em média, 500 atendimentos por dia.
De acordo com a diretora do HGE, Verônica Omena, cada paciente passa em média 8,7 dias internado. “O maior desafio do HGE é reduzir o excesso de demanda, além de reestruturar e ampliar o número de leitos para a melhoria da assistência no hospital”, destacou.