Cidades

Semana Nacional do Trânsito inicia nesta quarta com blitz educativa

17/09/2013

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou cerca de 7.090 acidentes de trânsito de janeiro a agosto de 2013, dos quais 31 pessoas foram vítimas fatais. Para conscientizar os alagoanos sobre os riscos no trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar uma blitz educativa, às 8h desta quarta-feira (18), na entrada de Marechal Deodoro, marcando o início da Semana Nacional de Trânsito promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).imagekj
Segundo o coordenador do Comitê de Trânsito da Sesau, Eloy Yanes, os acidentes de trânsito – como atropelamento, colisão, capotamento e acidentes envolvendo moto e bicicleta – atingem, em sua maioria, vítimas entre 25 e 34 do sexo masculino. “O HGE já registrou 801 casos internos e 6.286 casos ambulatoriais”, informou, apontando dados referentes até o período de agosto deste ano.
Segundo o Comitê de Trânsito da Sesau, no período de janeiro a agosto de 2013, o HGE atendeu 7.086 vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 2.799 pessoas foram vítimas de acidentes com motos, seguido de colisão (2.573), atropelamento (926), acidentes com bicicleta (492) e capotamento (296).

Programação

A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, com o tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011/2020: Álcool, Outras drogas e a Segurança no Trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas”. A programação será aberta nesta quarta-feira (18), com um dia de fiscalização nacional.
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontece Café & Trânsito, que propõe um ciclo de palestras para estudantes, abordando o tema: Os componentes químicos presentes nas drogas lícitas e ilícitas afetam a coordenação motora, as condições psíquicas e a capacidade de quem as utilizam. Durante as palestras será apresentado o resultado da pesquisa que mostra uma análise da mudança de comportamento dos jovens antes e depois de a Lei Seca.
O dia 22 de setembro é alusivo ao Dia Mundial sem Carro, quando acontece uma campanha de incentivo ao uso de transportes alternativos e respeito aos pedestres e ciclistas que estão na via. Já no dia 24 de setembro, será lançado o Projeto Jogo da Vida em Trânsito que vai capacitar 120 educadores alagoanos com a finalidade de multiplicar conhecimentos para exercer um comportamento seguro no trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito é caracterizada pelas ações educativas realizadas por vários órgãos e entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. Os organizadores defendem que a luta pelo trânsito seguro faz com que a população reflita sobre riscos, atitudes e escolhas que podem diminuir cada vez mais o índice de acidentes.