Geral

Secretário visita obras da nova maternidade do Hospital do Açúcar

27/09/2013

O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, visitou nesta quinta-feira (26) o Hospital do Açúcar para conhecer a nova maternidade da instituição, que será inaugurada no dia 04 de outubro. Exclusiva para gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS), a maternidade contará com 28 novos leitos para pacientes de risco habitual.

Secretário Jorge Villas Bôas visitou obras acompanhado de diretores do Hospital do Açúcar

Secretário Jorge Villas Bôas visitou obras acompanhado de diretores do Hospital do Açúcar

A unidade fará parte da Rede Cegonha, coordenada no Estado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e irá complementar a necessidade de leitos na rede e qualificar a assistência materno e infantil. “Este é um momento ímpar, onde constatamos que nossos esforços estão  apresentando resultados. O Hospital do Açúcar é um importante parceiro do governo do Estado e esta nova maternidade vai ajudar muito a qualificar a assistência materno e infantil, bem como atender a grande demanda, que hoje se desloca para a maternidade Santa Mônica”, destacou o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, lembrando ainda que o custeio da unidade é feita de forma tripartite, entre Estado, Município e Governo Federal.
Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a nova maternidade terá enfermarias com duas a três camas individualizadas, banheiros, acomodação para acompanhantes e serão climatizadas.
O diretor do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes, destacou a importância desses novos leitos para o Estado. “Esta inauguração é fundamental para o melhor atendimento às gestantes do SUS, tendo em vista que existe  escassez de leitos em Maceió. É importante frisar também que estamos atendendo um pleito do governador Teotonio Vilela Filho, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde, nos deu totais condições para  construir esta nova ala”, disse Antunes.
Ele ressaltou ainda a importância da parceria com os demais entes. “Tivemos o apoio também da prefeitura de Maceió, através da secretaria municipal, e do Ministério da Saúde. Com este trabalho em conjunto foi possível realizar esta ação, que vai diminuir o fluxo de pacientes nas outras maternidades. Esse é o nosso objetivo”, disse.
Para atuar na maternidade, serão contratados 93 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, maqueiros e pessoal de apoio.  A obra compreende uma área de 615 m². “Vamos buscar estabelecer conforto às parturientes, com o mesmo padrão da enfermaria do hospital para o SUS, já utilizado na ala de retaguarda do HGE. Teve uma época que o Estado estava com carência total de leitos neonatal, agora estamos mudando esta realidade. A preocupação do governador Teotonio Vilela com a saúde tem sido inegável. Agora chegou a vez de cuidar das mães dessas crianças”, destacou o diretor do Hospital do Açúcar.

    Visita – O secretário de Saúde ainda visitou, junto com o diretor do Hospital, Edgar Antunes, e o diretor administrativo, Vanilo Soares, as áreas que estão sendo reformadas, como a radiodiagnóstico, o ambulatório e o laboratório de analises clínicas, além da ala de retaguarda do HGE instalada no hospital. “São 80 leitos de retaguarda para o HGE, com total qualidade de atendimento. Todas essas novas áreas irão atender pacientes do SUS”, disse Soares.