Geral

Samu vai realizar simulado de explosão em empresa para treinar socorristas

25/09/2013

O gás de cozinha é um produto imprescindível para facilitar a vida das donas de casa. Mas, apesar da sua eficiência, ele é altamente perigoso e pode provocar graves explosões, principalmente em distribuidoras e revendedoras, o que pode deixar centenas de pessoas feridas. Em situações dessa natureza, o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é imprescindível para socorrer às vítimas e, por esta razão, é necessário treinar os socorristas, a fim de que estejam preparados para atuar em situações verídicas.
samu_aeromedico_1_6 Por esta razão, nesta quinta-feira (26), o galpão de uma distribuidora de gás, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro do Martins, servirá de cenário para a simulação de uma explosão. O simulado, que irá ocorrer às 9h, será o terceiro executado com a participação direta dos profissionais do Samu e também irá contar com profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SMTT, IMA, PM e PRF.
A iniciativa faz parte do Plano de Atendimento a Situações de Emergência (PASE) e do Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), que é realizado periodicamente. Durante a ação, os socorristas irão realizar a triagem dos acidentados e prestarão os primeiros socorros às vítimas, além de encaminhar as mais graves para o Hospital Geral do Estado (HGE) e demais unidades. A base de atendimento do Samu será instalada na Rua do Aeroclube, no Tabuleiro do Martins.
“Cabe também ao Samu, no caso de acidente de grandes proporções, a requisição de apoio de hospitais da rede privada, destacou o gerente do Samu Maceió”, Lucas Casado. Ainda de acordo com o gerente, o simulado tem como objetivo conscientizar a população e prepará-la para um eventual acidente, colaborando com as demais entidades pelo controle da situação e atendimento das possíveis vítimas.
“Por isso, é fundamental que essa ação preventiva seja realizada, para que sejam definidos os papéis de cada entidade e, com isso, poderemos amenizar as sequelas dos acidentados, caso venhamos a nos deparar com uma situação como esta”, explicou Lucas Casado. E segundo o médico do Samu, Paulo Alfredo, “Alagoas é referência neste tipo de exercício, porque os simulados são comparados aos realizados em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde estão localizadas três usinas nucleares”, destacou.

    Estrutura – Durante a operação, o Samu participará com três ambulâncias: duas do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Estão envolvidos doze profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Na operacionalização do simulado vão participar cerca de 20 instituições, cem profissionais. Cerca de quatro mil pessoas residem na região.