Cidades

Projeto em Igací promove sustentabilidade na escola

25/09/2013

No município de Igaci, Agreste alagoano, pneus usados e garrafas pet estão sendo reutilizados para incentivar a preservação do meio ambiente, arborização, jardinagem, bem como para melhoria no visual da Escola Estadual Otacília Jatobá. O projeto, apresentado durante a IV Conferência Regional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, vem sendo desenvolvido por 300 alunos do ensino médio.materiais
Denominado “Arborização e Jardinagem na escola com reaproveitamento de pneus e garrafas pet”, o projeto foi concebido pelas professoras Monikelly Firmino, de Biologia, e Sandra Souza, de Química, e se propõe a favorecer a  conscientização, o sombreamento e a melhoria visual no entorno da escola, situada na zona rural de Igaci.
Como explica Sandra Souza, uma das coordenadoras, o projeto inclui ainda o cultivo de árvores frutíferas e ervas culinárias, como mangueiras, acerola, carambola, cajueiros, ipês, acácias, bem como capim-santo, citronela, manjericão, cidreira, hortelãs, entre outros. “São mudas de plantas que se adaptam facilmente ao clima seco da região e vão servir ainda para ornamentação e para a merenda da escola”.
A professora destaca ainda que, além das frutas e ervas que vão compor o cardápio da merenda escolar, vem sendo cultivadas na horta suspensa com irrigação por gotejamento – feita com garrafas pets – coentro, cebolinha, alface e alecrim. “Nossos alunos participam diretamente da plantação e da manutenção, o que serve de aprendizagem para eles”, afirma Sandra Souza.
Monikelly Firmino, que também coordena o projeto, reconhece que o trabalho de arborização e jardinagem que vem sendo desenvolvido pelos alunos desempenha funções importantes na escola, já que tem uma relação direta com os aspectos ecológicos, estéticos e sociais. “As árvores plantadas vão proporcionar sombra, amenizam a temperatura e aumentam a umidade relativa do ar”, explica a professora de Biologia. Segundo ela, será um importante elemento para transformar o ambiente escolar.
Dênis Menezes, aluno do 1º ano, reconhece que o projeto só traz benefícios ao meio ambiente e à comunidade escolar, com material que pode ser perfeitamente reaproveitado e fácil de encontrar nas ruas. “É um trabalho gratificante e vamos deixar nossa escola mais bonita e ainda contribuir com o meio ambiente”, afirma.

    Mutirão

Para contribuir com a execução do projeto sustentável, a direção da Escola Estadual Otacília Jatobá decidiu realizar um mutirão entre os alunos, o que possibilitou a coleta de 210 pneus, 500 garrafas pet, além de mudas de plantas, de frutas, ervas e adubos. “Tivemos a colaboração de todos e isso foi possível para a realização do projeto”, comemora a diretora Ivone Ferreira.
A diretora destaca ainda que o projeto coordenado pelas professoras Sandra e Monikelly tem um significado muito importante, já que estimula a prática da educação ambiental reaproveitando materiais descartáveis. “O projeto merece todo nosso apoio e incentivo pela importância para a comunidade escolar”, enfatiza Ivone.