Cidades

Prefeitura apóia prática de rugby em Arapiraca

24/09/2013

Praticado em sua totalidade em países da Europa, África e Oceania, o rugby vem ganhando novos adeptos também no Brasil.
Criado pelo estudante William Webb Ellis em 1823, na cidade de Rugby, na Inglaterra, o objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos durante uma partida que conta com dois times de 15 jogadores cada um, disputando por uma bola oval em dois tempos de quarenta minutos.16(2)
Em Arapiraca, a iniciativa partiu de um grupo de jovens estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que conheceram o esporte através de um intercâmbio estudantil realizado em Portugal.
De acordo com o atleta, Bráulio Lima, o rugby contribui para o desenvolvimento funcional e motora do corpo, além de promover a interação e convivência ativa de seus participantes, no âmbito esportivo, físico e cultural.
“No início não foi fácil, pois, não possuíamos locais para realizar nossos treinamentos. Porém, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, e da prefeita Célia Rocha [PTB], hoje o nosso grupo treina nas dependências do Clube do Servidor Arapiraquense, e nas quadras de areia do Parque Ceci Cunha e Lago da Perucaba”, destacou o jovem atleta Bráulio Lima.
Ainda segundo ele, a equipe “Arapiraca Rugby Club” utiliza de métodos pedagógicos para o ensino da modalidade, o que tem contribuído bastante para a desmistificação do rugby como esporte violento, devido o seu intenso contato físico.
“São barreiras que estamos ultrapassando para que o público arapiraquense possa apreciar com outros olhos o rugby”, afirmou o jogador.
Os treinamentos acontecem semanalmente no Parque Municipal Deputada Ceci Cunha e no campo do Clube do Servidor Arapiraquense, a partir das 7h.