Cidades

Polo Agroalimentar de Arapiraca traz desenvolvimento e tecnologia

27/09/2013

Um local dedicado ao desenvolvimento de tecnologias e de novos produtos para a Mandiocultura, Horticultura e Fruticultura. O Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, que está com cerca de 95% das obras prontas, dispõe de uma infraestrutura laboratorial para análise de qualidade e certificação desses produtos, além da criação de seus derivados. A previsão é de que o polo esteja em funcionamento no início de dezembro deste ano, contribuindo para a sustentabilidade socioeconômica do Agreste de Alagoas.
polo Geraldo Oliveira, superintendente da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, explica que a ideia do polo foi concebida em 2008, por meio de uma necessidade identificada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste junto ao Fórum da Mandioca. O projeto foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que disponibilizou, junto aos parceiros, R$12 milhões para a estruturação de dois centros: o de Arapiraca, que abrange as culturas da mandioca, das hortaliças e das frutas, e o de Batalha, voltado para a produção do leite.
Nessa quarta-feira (25), parceiros, secretários municipais, técnicos e produtores participaram de uma visita técnica ao Polo Agroalimentar de Arapiraca, com o objetivo de conhecer as dependências e o futuro funcionamento do local.
“Esse é um momento muito importante, porque é a realização de um sonho. O polo surgiu, especialmente, para prestar serviços e levar tecnologia aos produtores, para que eles mesmos possam contribuir para o desenvolvimento tanto da mandiocultura, fruticultura e horticultura como de todos os APL. Temos que ter em mente que, para Alagoas se desenvolver, é preciso prestar serviços desse nível às pequenas empresas e aos produtores rurais”, destacou o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes.
Ainda de acordo com Geraldo Oliveira, além dos espaços básicos, como administração, salas de reunião, coordenação, diretoria, salas de aula, biblioteca, alojamento, banheiros, refeitório, sala de informática e de treinamento, guarita e depósito, o polo conta com três laboratórios.
O Laboratório de Produção de Derivados de Mandioca tem como principal finalidade a produção de bioetanol em unidades de pequeno porte, utilizando raízes in natura e raspas de raízes desidratadas de mandioca. O Laboratório de Mandioca, Hortaliças e Frutas será usado para determinar as características dos produtos de origem vegetal, com destaque para a farinha de mandioca e a outros produtos oriundos dessa raiz. Já o Laboratório de Análises Químico-Microbiológicas servirá para esse tipo de análise tanto para o ambiente acadêmico como para a área de produção rural.
“O prédio foi todo concebido para ter uma melhor utilização de água e energia, visando à sustentabilidade. Esse espaço é um ganho imenso não só para o Agreste, mas para todo o estado, pois trará desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população”, afirmou Geraldo Oliveira.
Maria José, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), frisou, durante a visita, a importância da criação do polo. “Nesse espaço, poderemos superar desafios com conhecimento e inovação tecnológica. Esse é um passo muito importante para nós, e tenho certeza de que o polo será referência para Alagoas e também para outros estados”, completou a produtora.
São parceiros do Polo Agroalimentar de Arapiraca, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Finep, o Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sebrae Alagoas, as Prefeituras Municipais de Arapiraca e Batalha, entre outros.