Cidades

Ministra visita Canal do Sertão e elogia obras em Alagoas

21/09/2013

“Emocionante”. Assim a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, descreveu a viagem aérea por municípios sertanejos que já estão sendo atendidos pelo Canal do Sertão em Alagoas. Acompanhada de senadores e de representantes do Governo de Alagoas, a ministra visitou nesta sexta-feira (20) pequenas propriedades já irrigadas e elogiou os trechos do Canal que estão em obras.canaldosertao
“Garantir água à população é uma das principais linhas do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. É emocionante ver áreas tão verdes onde só existia a cor da seca. Também estou admirada pelas dimensões da obra, principalmente este túnel [Túnel Mandacaru], que é maravilhoso”, disse Miriam Belchior.
O governador Teotonio Vilela Filho aproveitou para ressaltar e agradecer à parceria do governo federal para concretizar o Canal do Sertão. “Esta é a maior obra de Alagoas, um grande sonho que finalmente se tornou realidade graças aos recursos do governo federal e ao trabalho incansável do governo estadual. Os benefícios do Canal estão apenas começando”, afirmou o governador.
A vistoria também foi acompanhada pelo secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, que classificou como “gratificante” a visita da ministra Miriam Belchior à obra. “A ministra é a gerente do PAC, onde o Canal do Sertão foi viabilizado. Para nós é gratificante receber esta visita e ouvir a ministra dizer que a obra está sendo bem executada”, disse Marco Fireman.
Também integraram a comitiva o vice-governador José Thomaz Nonô; os senadores Benedito de Lira e Renan Calheiros; os secretários dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado; da Agricultura, José Marinho; o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seinfra, Alzir Lima, além de outras autoridades locais.

   O Canal do Sertão

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura de Alagoas e terá 250 Km de extensão quando estiver concluído, atendendo a 42 municípios alagoanos. O Canal do Sertão já tem 65 Km em operação e os serviços já ocupam toda a extensão do terceiro trecho, até o Km 92.
Além disso, o Governo do Estado já tem ordem de serviço assinada e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional para execução das obras sem interrupções até o quilômetro 123, no município de São José da Tapera.
Somente o Túnel Mandacaru terá 2,7 quilômetros de extensão, entre os municípios de Olho D’Água do Casado e Inhapi, para facilitar o escoamento de água na área de difícil relevo. Até agora, mais de 600 metros já foram escavados.