Geral

Médicos estrangeiros participam de capacitação para atuar nos municípios alagoanos

17/09/2013

Pensando na coletividade, o Programa Mais Médicos avança mais uma etapa no Estado de Alagoas. Nesta terça-feira (17), o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), iniciou a Oficina de Acolhimento dos 22 novos médicos que vão atuar em 13 municípios alagoanos. A oficina prossegue até quinta-feira (19), na sede da Sesau.mais_medicos_para_alagoas
A atividade tem a proposta de apresentar aos médicos os indicadores de saúde do estado e as especificidades de saúde de cada região, entre outros pontos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) alagoano.
Segundo Jorge Villas Bôas, secretário de Estado da Saúde, o governo estadual garante o apoio aos profissionais médicos e municípios contemplados pelo programa. “Continuo afirmando que a prioridade de saúde do estado é a Atenção Básica, que é responsável por solucionar 80% dos problemas de saúde da população”, falou o secretário, ao dar as boas-vindas aos médicos.
O secretário de Saúde de Inhapi, Sérgio Carneiro, está com boas expectativas com a ida de duas médicas ao município, que vão atuar na zona urbana e rural. Segundo ele, o município – situado no Sertão de Alagoas e que tem cerca de 18 mil habitantes – possui muitas carências na área de saúde e com a chegada de novos profissionais, as experiências deles vão contribuir na melhora dos indicadores de saúde.
A cubana Alexis Bordon Caballero é uma das profissionais do Programa Mais Médicos em Alagoas. De acordo com a médica, que vai trabalhar no município de Pariconha, o objetivo do trabalho, que tem prazo de três anos, é contribuir com a sua experiência – ela já atuou em Cuba e na Venezuela – para melhorar os indicadores de saúde da população, somando sua experiência com a dos profissionais dos municípios.

   Médicos – Em Alagoas, 34 profissionais participam do programa. Nessa última etapa, 22 médicos de Cuba, Hungria e Espanha vão atuar nos municípios de Água Branca, Igreja Nova, Inhapi, Mata Grande, Pariconha, Girau do Ponciano, Traipu, Teotônio Vilela, Jacuípe, Joaquim Gomes, Arapiraca, Ouro Branco e São José da Tapera.

    Programação – A oficina vai apresentar aos profissionais o Plano Diretor de Regionalização, a situação de saúde do Estado e dos municípios, e realizar uma exposição dialogada sobre a Política de Atenção Básica. No segundo dia de curso, serão abordadas ainda a situação das Redes de Atenção à Saúde e uma mesa de discussão sobre a governança de gestão.
O segundo momento da oficina encerra com a apresentação dos Sistemas de Informação em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Controle e Avaliação e Atenção Básica. No último dia de oficina será reservado para a roda de conversa com a apresentação por parte dos médicos do programa sobre suas experiências.

 Mais Médicos – O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para os usuários do SUS.