Cidades

Maceió: SMTT vai realizar emplacamento de carroças no bairro do Vergel

27/09/2013

Dando continuidade ao projeto “Carroceiro Legal”, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza no próximo sábado (28), a partir das 13h, o emplacamento de carroças no bairro do Vergel do Lago.  O projeto tem parceria com professores e estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que fazem parte do projeto “Pró-Carroceiros”.
O emplacamento ocorre na Associação dos Carroceiros,  no Caic da Orla Lagunar. No local, os condutores participarão de uma palestra educativa. Quem ainda não possui cadastro de porte obrigatório para veículos de tração animal pode realizar o procedimento na Associação levando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
“Já foram cadastrados cerca de 800 carroceiros e a estimativa para este sábado é de uma procura muito grande”, disse Aldinete Dantas, assessora técnica de trânsito da SMTT.

    Tração Animal – Normas e Viastracaoanimal.jpg

A SMTT já realizou o cadastramento de carroças em Jacarecica, Vale do Reginaldo, Benedito Bentes, Village Campestre e Bebedouro. O projeto também será implantado em outros bairros com ações em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária(Semtabes), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Centro de Zoonoses de Maceió e Ufal.
De acordo com o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, compete aos órgãos e entidades executivos de trânsitos dos municípios, no âmbito de sua circunscrição, registrar e licenciar veículos de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações, além de conceder autorização para conduzir esta espécie de veículo de carga.