Cidades

Feira cultural da Escola Egídio Barbosa encanta moradores da zona rural

27/09/2013

Cerca de 230 alunos, professores e amigos da Escola Egídio Barbosa da Silva, localizada no povoado Lagoa do Caldeirão, na zona rural de Palmeiras dos Índios, realizaram esta semana a 9ª Expo Egídio 2013. Com o tema “A Árvore do Conhecimento”, este ano a feira de cultura teve como ponto alto, na manhã da última quinta-feira (26), uma série de apresentações artísticas na frente da escola, que fica diante da Igreja Sagrado Coração de Jesus.estudantesartisticas
Dançarinas, palhaços, malabaristas, personagens históricos, heróis das histórias em quadrinhos, gênios das ciências, habitantes das cavernas e os deuses gregos. Essas foram algumas das atrações apresentadas ao público pelos alunos da escola, durante a abertura da 9ª Expo Egídio. A feira de cultura, que prossegue nesta sexta-feira (27), foi prestigiada até por estudantes de fora do Estado, como os alunos da Escola Estadual Mestra Beatriz, da cidade de Bom Conselho (PE).
Dentro da escola, as turmas de dividiram em salas temáticas, cada uma explorando um tema específico para a exposição dos trabalhos. Ao todo, sete temas foram pesquisados e desenvolvidos pelos alunos do ensino médio e fundamental. Com a ajuda dos professores e amigos da escola, os estudantes apresentaram trabalhos sobre a civilização egípcia, história em quadrinhos, evolução humana, terapia do riso, o Modernismo no Brasil, mentes brilhantes e a filosofia e os Jogos Olímpicos.

    Dedicação

De acordo com a professora Cícera Meireles, diretora da escola, a novidade da 9º Expo Egídio foi a apresentação artística – com dança, circo e músicas – na frente da escola para os pais dos alunos e comunidade em geral. “Além disso, nos anos anteriores, os trabalhos eram desenvolvidos dentro de um tema único. Este ano, nós dividimos a escola em sete turmas e cada turma desenvolveu um tema específico, de acordo com a área de atuação de seus professores”, explicou a diretora.
Para a professora Josimara Augusta Bastos, que leciona também na escola de Bom Conselho, o envolvimento dos alunos na pesquisa e no desenvolvimento dos temas foi total. “Eles deram tudo de si para fazer desse momento um momento único”, destacou a educadora, que leciona Língua Portuguesa e Artes. Segundo ela, foram os alunos que preparam as indumentárias, conseguiram os instrumentos e desenvolveram as coreografias para as apresentações artísticas.
A 9ª Expo Egídio contou ainda com a participação da diretora-adjunta Madja Pereira, da coordenadora pedagógica Ilma Ribeiro, dos professores e dos monitores da escola. O evento teve o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios, que cedeu um carro de som para o show artístico. A feira de cultura teve ainda a contribuição da fisioterapeuta Jaqueli Souza da Silva, de 27 anos, que ajudou na criação dos personagens do circo que exploraram o tema “a terapia do riso”.
Para a aluna Ana Vitória, 14 anos, fantasiada de ‘Mulher Maravilha’, o tema abordado por sua turma despertou ainda mais o seu interesse pelas histórias em quadrinhos. “Eu já gostava de ler gibi e depois desse trabalho passei a gostar ainda mais”, afirmou. Já o aluno Jordan Fonseca, 16 anos, caracterizou-se de Albert Einstein para denunciar o preconceito que os cientistas enfrentam. “Geralmente os gênios precisam superar muitos preconceitos para conseguir fazer valer suas experiências e contribuir para o progresso da ciência”, assinalou.