Cidades

Fapeal garante recursos para pesquisa na educação básica e nível superior

24/09/2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) firmou Termos de Cooperação Técnica e Cientifica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que vão resultar em ações para a educação básica e de nível superior em Alagoas. Serão realizadas ações voltadas à pesquisa nos primeiros anos do ensino em escolas públicas e foram assinados os termos de outorga de 220 bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para alunos de cinco instituições de ensino superior e pesquisa no Estado.Shirley Nascimento
Estudantes da Ufal, Uneal, Uncisal, Cesmac e Embrapa estão sendo beneficiados. Participarão de uma equipe de pesquisa em uma dessas instituições, receberão orientação de um pesquisador e bolsa de R$ 400,00 mensais por doze meses. Já o Termo de Cooperação permitirá a criação do Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulada com Arranjos Produtivos Locais no Estado de Alagoas. Para isso, serão lançados quatro editais nos próximos meses, com bolsas para alunos, professores e pesquisadores. Os recursos serão disponibilizados pela Capes e pelo Governo do Estado, por meio da Fapeal. Serão investidos mais de R$ 4 milhões nas duas ações.
“A Iniciação Científica é a base para a pós-graduação. Prova disso é que a maioria dos pesquisadores aqui presentes passou por ela. O bolsista tem a oportunidade de conviver e aprender com pesquisadores experientes e isso gera um aprendizado muito grande, além das atividades desenvolvidas. Na minha vida, fez toda a diferença”, disse o coordenador de pesquisa da Ufal, Pedro Valentim, em discurso no evento que ocorreu na última quinta-feira (19). Depois de passar pela experiência e terminar a faculdade, Valentim fez concurso e se tornou professor da universidade.

    Pioneirismo

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Neves, explicou que o projeto iniciado em Alagoas é pioneiro no País. “Estamos inaugurando em Alagoas esse modelo de trabalho em prol do desenvolvimento social porque acreditamos no potencial do Estado. Já somos parceiros da Fapeal em outras iniciativas e como sabemos que a educação é um sistema que tem que dar certo desde o começo, a Capes está agindo também na educação básica desde 2009. Esse projeto vai ser modelo para o país. Eu acredito na mudança”, afirmou.
O vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, lembrou do processo de criação da Fapeal, por conta do aniversário da instituição este mês. “Não podemos deixar de fazer esse registro. Apesar da resistência inicial dos políticos à época, que não entendiam a importância de um órgão voltado à ciência e tecnologia, há vinte e três anos a Fapeal vem dando sua contribuição a Alagoas”, relatou.
O reitor da Uneal, Jairo Campos, falou da parceria com a fundação e reconheceu que a cooperação institucional se intensificou nos últimos anos. “Os programas são imprescindíveis para o fortalecimento da nossa universidade”, afirmou.
A presidenta da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, apresentou o histórico da construção do Termo de Cooperação. Ela ressaltou que a interação do programa com os arranjos produtivos locais garantiu a parceria com a Capes. “De início, vamos desenvolver as pesquisas em dez escolas, mas temos que ampliar, queremos isso. E deixo aqui uma mensagem aos jovens bolsistas do Pibic: muitos serão professores, então, que nunca esqueçam que nosso papel é muito importante, não podemos desistir”, falou.
“O que estamos fazendo hoje é uma quebra de paradigma, com as parcerias que estamos construindo e a forma de abordagem dos problemas”, disse o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton. “Os projetos que estamos construindo têm pé e cabeça e estão ligados entre si. Pesquisa na educação básica para os APLs, isso é muito diferente e muito especial”, afirmou o secretário.