Geral

Familiares de pacientes do HGE são orientados sobre a importância da doação de órgãos

25/09/2013

As ações da Semana Nacional de Doação de Órgãos em Alagoas continuaram, nesta terça-feira (24), no Hospital Geral do Estado (HGE), com uma panfletagem para sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e a legislação que regulamenta o transplante de órgãos. Acompanhantes de pacientes do HGE foram abordados e informados sobre o assunto e das vantagens para milhares de pessoas que estão na fila aguardando uma chance de voltarem a sorrir.h_g_e
O HGE é o único em Alagoas que possui uma Comissão Inter-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos (CIHDOTT), que é responsável pela busca ativa de prováveis doadores, entre pacientes que tiveram morte encefálica. Uma equipe multiprofissional atua na Central de Transplantes e, tenta de todas as formas sensibilizar parentes de pacientes que não têm mais chance de sobrevivência, mas a missão muitas vezes não é cumprida, devido a falta de informações dos familiares.
O coordenador da Comissão, José Gonçalo da Silva, informou que 90% dos familiares não aceitam doar os órgãos, mesmo sabendo que o parente não tem mais chance de viver. “Esse é um problema cultural em Alagoas. As famílias justificam que preferem enterrar seu parente com  os órgãos preservados.”, disse. Gonçalo explicou que nos casos de morte cerebral, o paciente passa por três exames, sendo dois clínicos e de imagem, feito com o equipamento Doppler Transcrâniano, que verifica  se há fluxo de sangue para o cérebro.
As equipes de multiprofissionais diariamente percorrem as dependências do HGE e do necrotério em busca de famílias de pacientes que tiveram morte cerebral confirmada, mas nem sempre conseguem a autorização. Mesmo com as constantes campanhas de conscientização, ainda há resistência. Em Alagoas 59 pessoas estão na lista de espera para transplante de córnea e 342 na de rim.
A Semana Nacional de Doação de órgãos prossegue nesta quarta-feira (25), com panfletagens simultâneas no Hospital Universitário e Santa Rita, em Palmeira dos Índios. À tarde haverá uma palestra para os alunos da Faculdade de Serviço Social do Cesmac. Na quinta-feira (26), a partir das 8 horas, será realizada uma caminhada na Orla Marítima e também haverá palestra ás 9h na Maternidade Nossa Senhora da Guia. Na sexta-feira (27), a Central de Transplantes fará uma panfletagem e palestra no Hospital Chama, em Arapiraca.