Geral

Estado e município promovem mutirão de consultas oftalmológicas em escolas da rede pública

28/09/2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai realizar um mutirão de consultas oftalmológicas, em Maceió, no dia 4, para os alunos do ensino fundamental da rede pública. As consultas serão realizadas, nos dois turnos, na Escola de Ensino Fundamental Dr. Haroldo da Costa, no Conjunto Salvador Lyra, no Tabuleiro dos Martins.rejane_calheiros
A ação faz parte do Programa Olhar Brasil, do Governo Federal, e conta com a parceria da Secretaria  Municipal de Saúde. De acordo com a coordenadora Estadual do Mutirão Olhar Brasil, Rejane Calheiros, essa primeira etapa vai atender aos alunos do Programa Saúde na Escola (PSE). Para isso, as equipes farão uma triagem, nos dias 1, 2 e 3, em 32 escolas do 7º Distrito para identificar os alunos com problemas de saúde ocular. Feito o diagnóstico, eles serão atendidos no mutirão de consultas médicas – que vai envolver onze oftalmologistas.
A estimativa da coordenação é que 31.732 alunos participem da triagem e 1.500 recebam diagnóstico desfavorável. “Os que tiverem problemas serão atendidos pelo médico no dia do mutirão; todos que precisarem usar óculos serão encaminhados para a Secretaria de Saúde de Maceió que ficará responsável pela aquisição do produto”, disse Rejane. O Programa também garante a assistência integral em oftalmologia para outras patologias de saúde ocular.
A ação tem parceria com a Secretaria de Estado da Educação porque o principal objetivo é reduzir o índice de evasão escolar e repetência. “São casos de alunos que abandonam as escolas porque não conseguem enxergar, ficam sem estímulo, além daqueles que até se esforçam, mas não conseguem passar de ano”, sintetizou a coordenadora.
Os prestadores de serviços, que compõem a equipe técnica responsável pela ação, são de várias instituições, clínicas e hospitais – todas parceiras do Programa Olhar Brasil.