Cidades

Desenvolve acompanha andamento de obras em Maragogi

19/09/2013

Com o objetivo de avaliar e controlar a execução dos recursos liberados por meio do Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (19), uma visita técnica às associações de trabalhadores rurais dos assentamentos Massangano e Dandara, em Maragogi.Ascom Desenvolve
Ambas as associações foram contempladas com recursos não reembolsáveis do Edital, fruto de uma parceria da Desenvolve, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Segundo a coordenadora de Microfinanças da Desenvolve, Josinete Cabral, o objetivo da visita é avaliar o andamento das obras contempladas pelo edital. “As associações encontraram alguns gargalos no decorrer das construções, como o abandono da obra por parte da construtora que não cumpriu totalmente com o contrato. Mas, em comum acordo, os associados resolveram dar andamento ao projeto para que o objetivo fosse alcançado”, explicou.
Os recursos aprovados no Edital para as associações Massangano e Dandara foram de aproximadamente R$ 300 mil cada, dos quais foram liberados até o momento 50%. “As construções fazem parte do projeto que envolve outras ações, como a aquisição de computadores e veículos utilitários para o transporte que estão acontecendo dentro do cronograma previsto”, enfatizou Josinete Cabral.

    Retomada das obras

Devido aos problemas encontrados durante a execução deste item do projeto, os próprios membros da associação resolveram dar continuidade às construções em formato de mutirão. “Essa foi a melhor resolução que encontramos, pois temos muito interesse em continuar com o projeto, que vai beneficiar todos os assentados da região”, garantiu Manoel Correia, presidente da Associação Massangano.
De acordo com Manoel Correia, as obras foram retomadas no inicio desta semana e a meta é concluir a construção da casa de beneficiamento de frutas até o inicio de dezembro. “A meta é acelerar esta construção para que possamos incrementar a nossa produção e aumentar a venda e, assim, melhorar a renda de todos os associados”, enfatizou.
Enquanto isso, na Associação Dandara, os associados também estão otimistas e acreditam que o regime de mutirão deu maior gás para a obra e esperança para os associados. “Nossa expectativa é que, até o próximo final de semana, 70% da construção esteja concluída. Queremos fazer o possível para concluir este projeto”, afirmou o vice-presidente da associação, Antônio dos Santos.

   APLs de Baixa Renda

O edital, lançado em janeiro de 2011, selecionou 15 projetos de diversas regiões do Estado, que estão sendo acompanhados pela Desenvolve e contemplam aglomerados produtivos que visam o incremento da produção, geração de renda e articulação com o mercado.
Os recursos não reembolsáveis do Edtial fecharam em um valor total de R$ 5 milhões e são 50% provenientes do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza do Estado de Alagoas (Fecoep) e 50% do Fundo Social do BNDES.