Cidades

Casal flagra construtora jogando água de rebaixamento na rede de esgoto

20/09/2013

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) flagrou, na manhã desta sexta-feira (20), uma construtora jogando água de rebaixamento de lençol freático diretamente na rede coletora de esgoto. O flagrante ocorreu no local onde a construtora está construindo um prédio, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, altura do nº 850, na Pajuçara.flagrante
Logo depois de constatar a irregularidade, técnicos da área operacional da Unidade de Negócio Jaraguá, da Casal, fizeram o tamponamento da ligação clandestina e notificaram a construtora, que será acionada pelos danos causados ao meio ambiente e à estrutura de esgotamento sanitário da companhia.
“Atitudes como essa devem ser combatidas com rigor, como está fazendo a Casal com o tamponamento da ligação clandestina. Esse mesmo procedimento será feito em relação aos que agirem dessa forma”, afirmou o engenheiro Jorge Briseno, assessor da Vice-Presidência de Gestão Operacional da Casal. “É um absurdo que uma construtora lance água de rebaixamento com elevado teor de sólidos diretamente na rede coletora de esgoto”, afirmou.
De acordo com Briseno, além dos danos ao meio ambiente, esse procedimento gera maior custo para a Casal, pois transfere para a companhia algo que é de responsabilidade da construtora. Atitudes como essa, segundo ele, comprometem o esforço que está sendo feito pela Casal para limpar e desobstruir a rede coletora de esgoto. “Vamos continuar fiscalizando e autuando não apenas as construtoras, mas também bares e restaurantes da orla marítima norte de Maceió, pois muitos desses estabelecimentos estão jogando água com detritos e óleo diretamente nas redes de esgoto, contribuindo para obstruir os coletores”, afirmou Briseno.