Cidades

Aulão preparatório para o Enem reúne 900 alunos em Delmiro

27/09/2013

Joelma Prudente, aluna da Escola Estadual Nezinho Pereira, do município de Inhapi, e que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia pela Ufal neste ano, foi uma das estudantes que participaram, nesta sexta-feira, em Delmiro Gouveia, do “Aulão” preparatório para o Enem promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE).estudantesdelmiro
Realizados pelo segundo ano consecutivo, os “Aulões” preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio estão sendo realizados em todas as Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), visando melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual nas provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Como explica o coordenador da 11ª CRE, Paulo Roberto, o ‘Aulão’ realizado no Sertão pela SEE é de uma grande importância pelo seu aspecto motivacional e trabalha a dinâmica das questões que são abordadas no Enem. “Pelo seu papel e por ser uma grande oportunidade aos estudantes, o número de participantes na edição deste ano superou nossas expectativas”, comemora Paulo.
Durante todo o dia, foram ministradas aulas de Língua Portuguesa, Biologia, Matemática e Química para alunos do ensino médio dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Pariconha, Água Branca e Olho d’Água do Casado.
Romero Júnior, professor de Matemática, repassou dicas importantes de questões que foram abordadas em edições anteriores do Enem, bem como conteúdos da disciplina como álgebra, estatística, geometria, interpretação de gráficos, entre outros. Ele explica que, para se sair bem nas provas do Enem, é necessário concentração na interpretação e ainda nas operações básicas da disciplina.
Paciência, concentração e administrar o tempo foram algumas dicas repassadas pela professora Auzenir Santana de Andrade, durante suas aulas de Química, aos estudantes. Além disso, foram discorridos temas como PH, POH, fonte alternativa de energia, radioatividade, ciclo da água, pré-sal, combustíveis fósseis.
João Vitor, da Escola Estadual Monsenhor Sebastião, ainda não definiu em que curso vai tentar uma vaga no ensino superior, mas não perdeu a oportunidade de acompanhar as dicas do “Aulão” e tirar as dúvidas em alguns temas. “As aulas repassadas pelos professores serviram de reforço para os assuntos que são vistos em sala de aula”.
Neste sábado, a partir das 9h, no auditório da Fits, em Maceió, participam do “‘Aulão” alunos da 1ª CRE. Em Porto Calvo, o preparatório para o Enem será para os alunos que fazem parte da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino.