Cidades

Artista carioca traz ‘Nimbo Oxalá’ para Praia da Ponta Verde

13/09/2013

O artista visual carioca Ronald Duarte realiza nesta sexta-feira (13), às 14h, na Praia de Ponta Verde, um grande “Nimbo Oxalá”. A intervenção artística urbana é a atividade final da Oficina de interferência urbana/Arte Contemporânea, que aconteceu durante toda a semana no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em Jaraguá.
nimboSegundo Ronald Duarte, o “Nimbo Oxalá” é uma grande celebração à vida. “Vamos fazer uma nuvem brotar no meio do mar e chamar a atenção das pessoas para a grande vitória que é estar vivo. Não é um apelo pela paz, mas um grito de que só com a paz é possível seguir”, diz.
Ontem o grupo de artistas envolvido na oficina realizou a primeira interferência fruto dos trabalhos da Oficina. Às margens do Riacho Salgadinho promoveram “Lágrimas de Sangue” e pediram a conscientização de todos para a necessidade de cuidar melhor do meio ambiente.
A Oficina integra o projeto Desafios Contemporâneos da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e, em Maceió, conta com apoio da FMAC e da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho propõe a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas.
A convite da Funarte, Ronald Duarte tem ministrado a oficina em diversos estados brasileiros. Ele é natural de Barra Mansa, RJ, mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ. Como artista expõe desde 1997 e já foi premiado em 2008 com Bolsa Iberê Camargo e em 2006 com o Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte.
Para conhecer melhor os trabalhos de Ronald Duarte visite: www.ronalduarte.com.