Cidades

Arapiraca: Dengue tem redução de 161% no município

20/09/2013

A secretária municipal de saúde de Arapiraca  registrou uma redução significativa nos casos de dengue  no município em relação ao ano passado.denguea
De acordo com os dados do  Boletim Informativo de Dengue – produzido pelo setor de informação e análise em saúde –  foi realizado um  comparativo entre os oito primeiros meses de 2012 e  os primeiros oito meses  desse ano .
No período analisado registrou-se  3.629  casos de dengue  em 2012 ,  em  2013  tiveram 1.362 notificações.  Isso significa uma redução de 161 %o. O mês de abril foi  o que  registrou o maior número de notificações, 939 e 347 respectivamente   nos dois anos analisados. Já o mês de agosto  apresentou o menor índice de casos de dengue, com 83 casos no ano passado e 97 este ano.
Segundo, Lausene Maria Lins , do setor de Informação e Análise da Vigilância Epidemiológica,   os  índices  positivos mostram o resultado das ações de saúde realizadas pela município cujo  objetivo  é informar a população sobre os riscos da doença e como eliminar os focos do mosquito aedes aegypti.  “ Mas ainda temos muito o que fazer no combate a esse  mosquito, não podemos esquecer que a dengue de matar “ afirmou  Lúcia.

   Capacitação

Durante essa semana os técnicos da vigilância sanitária participaram de uma capacitação sobre a dengue. A capacitação foi solicitada ao departamento de Promoção à Saúde durante a reunião do Comitê Municipal da Dengue.
Valquíria Bastos , coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, disse que os fiscais da vigilância atuam em restaurantes, indústria,  bares, clínicas, hospitais realizando as fiscalizações rotineira e muitas vezes encontram focos do mosquito . “Solicitamos essa capacitação para que nossos agentes adquiram mais conhecimentos sobre a dengue e o mosquito para informar e orientar o público durante as fiscalizações da vigilância, informou Bastos.