Cidades

Arapiraca: Alunos da rede municipal assistem palestra sobre Trânsito

18/09/2013

“Prevenção de acidentes”. Este foi o tema da palestra que a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), apresentou na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) para alunos da rede municipal de ensino de Arapiraca.DSC_5586
Estavam presentes estudantes do ensino fundamental da Escola Carlos Alberto e do Caic – Escola de Tempo Integral, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que participam da abertura da Semana Nacional do Trânsito. Este ano, o tema da campanha é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.
O diretor do DET, Neurício Oliveira, falou para as crianças sobre a importância que elas têm para evitar acidentes entre veículos.
“É muito importante que vocês conversem com seus pais e peçam para eles usarem o cinto de segurança quando estiverem dirigindo e não falar ao celular”, disse ele às duas turmas presentes que participam do Projeto Trânsito, idealizado pelo Sesc de Arapiraca.
Os alunos receberam panfletos educativos com informações sobre o projeto “Vida na Faixa” e “Prevenção de Acidentes”.
Para fortalecer as atividades da Semana Nacional do Trânsito, que acontece em todo o país até o próximo dia 25 deste mês, A SMTT está trabalhando em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Educação (Seduc) e o SEST/SENAT.
Para a coordenadora do programa Promoção à Saúde, Fátima Ramalho, este ano a secretaria está trabalhando, também, com o Programa de Educação para o Trabalho (PET Urgência e Emergência), do governo federal.
“O foco deste trabalho é com a prevenção de acidentes, numa parceria do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Alagoas e tem como meta conscientizar as pessoas sobre como evitar os acidentes de trânsito”, declarou Fátima Ramalho.
Os atores do grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) apresentaram uma peça teatral, simulando um acidente de trânsito com vítimas feridas.
“As parcerias agregam mais valor às ações e as informações são multiplicadas, repassadas a mais pessoas, fortalecendo os trabalhos de prevenção que devem ser contínuos para se obter um resultado cada vez melhor”, afirmou Eliana Araújo, diretora do SEST/SENAT.

   Palestras educativas

O ciclo de palestras educativas sobre “Prevenção de acidentes de trânsito” vai continuar na tarde desta quarta-feira (18). A partir das 14h, a equipe da SMTT estará ministrando a palestra “Segurança no Trânsito” para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola da rede estadual, José Quintela Cavalvante, no bairro Baixão.
A palestra também será realizada às 16h e às 20h, no auditório do Sesc, no bairro Santa Edwiges, para outras turmas do EJA.