Cidades

Prefeitura não registra acidentes com implantação de semáforos

25/07/2013

Nos cruzamentos de trânsito considerados críticos na cidade, a Prefeitura de Arapiraca não registrou nenhum acidente de trânsito a mais de quatro meses, desde que o semáforo da Praça Padre Cícero, no bairro Eldorado, foi implantado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Os dados são do Departamento de Engenharia de Tráfego do órgão municipal que não registrou até esta quinta-feira (25), acidentes que eram corriqueiros entre veículos em três cruzamentos de Arapiraca.
Em 22 de março, a SMTT instalou semáforo na Praça Padre Cícero, entre as ruas Maurício Pereira e Expedicionários Brasileiros, no bairro Eldorado. São mais de quatro meses sem nenhum acidente de trânsito neste local.
A mesma situação aconteceu com a implantação do semáforo no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Estudante José de Oliveira Leite, no bairro Ouro Preto, instalado em 19 de abril. E por último, o semáforo do Parque Ceci Cunha, entre as ruas Marcelino Magalhães e Manoel Abreu, colocado no dia 12 de junho deste ano.
“Essa é a determinação da prefeita Célia Rocha para que essas pequenas mudanças sejam feitas pela SMTT no trânsito de Arapiraca e dê resultados positivos para a população da cidade”, ressaltou Ricardo Teófilo.

 Semáforos no bairro Baixão

Os semáforos que já foram instalados no cruzamento das ruas Maurício Pereira e Santos Dumont, no bairro Baixão, fazem parte da sinalização da macro região do G Barbosa. A previsão é que eles sejam ligados na próxima semana.
Segundo o Departamento de Engenharia de Tráfego do órgão municipal de Trânsito, a sinalização semafórica naquela localidade disciplinará o trânsito ao longo do trecho da Rua Maurício Pereira com as vias adjacentes.
O titular da SMTT, Ricardo Teófilo, destacou que o trabalho implantado pelo Departamento de Trânsito (DT) será feito por etapas até completar toda a sinalização horizontal e vertical da região que inclui o Centro e os bairros Baixão e Cacimbas.
“Com esse serviço, a SMTT pretende organizar e disciplinar o trânsito em toda a margem da linha férrea”, disse Ricardo Teófilo.
Ele afirmou que para melhorar ainda mais a trafegabilidade dessa localidade, a feira livre será deslocada para o outro lado da Rua Maurício Pereira, assim que a Secretaria Municipal de Obras e Viação concluir a calçada solicitada pelos feirantes.
Os semáforos da Maurício Pereira com a Santos Dumont compreendem quatro grupos focais com cinco estágios, sendo dois de segurança com os sinais em vermelho geral.
“Todos ficam fechados por um período de tempo determinado em segundos para evitar colisão entre veículos”, explicou Willyan Nunes do Departamento de Engenharia de Tráfego.
Para proporcionar segurança nesse cruzamento, os motoristas que trafegam pela Maurício Pereira, ficarão proibidos de virar à esquerda. Eles terão que seguir em frente ou à direita.
As placas de regulamentação serão colocadas, pela SMTT, na próxima semana.