Cidades

Marina com capacidade para 315 embarcações será inaugurada em dezembro

02/07/2013
Marina com capacidade para 315 embarcações será inaugurada em dezembro

    Com investimento na ordem de R$ 10 milhões, empreendimento vai gerar cerca de 80 empregos

 

O município de Marechal Deodoro receberá um novo empreendimento no mês de dezembro. Com investimentos na ordem de R$ 10 milhões e instalada em uma área de 170 mil m², uma nova marina surge com capacidade inicial de 315 embarcações de até 40 pés, o que significa barcos de 13,5 metros de comprimento e até 15 toneladas. As informações foram apresentadas pelo empresário nesta segunda-feira (1º), durante reunião com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Com a nova marina, que vai gerar 80 novos empregos entre diretos e indiretos, o Estado de Alagoas se torna pioneiro na região Nordeste no tratamento de efluentes por meio de uma bateria de nove tanques, onde a água de esgoto sai completamente tratada. De acordo com o empresário da Marina Caiçara, Alfredo Rebelo, o tratamento ecológico que será feito é baseado em um sistema utilizado no Estado de Santa Catarina e é o mesmo feito nos barcos de grande porte.
No que se refere ao apoio do Governo de Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) está sendo a interlocutora e estuda a possibilidade de cuidar de toda a infraestrutura do local, como o calçamento da estrada de acesso para a Marina, além de incentivos fiscais por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).
“Temos total interesse de viabilizar o empreendimento. Estaremos à disposição dos empresários no que for preciso para garantir celeridade ao processo. Todas as questões de infraestrutura contarão com a nossa participação, como por exemplo na construção de uma via que facilite o acesso ao local”, garantiu o secretário Luiz Otavio Gomes.
O empreendimento fica a uma distância de 5km da ponte do Broma e vai oferecer todos os serviços pertinentes aos barcos, como oficinas, limpeza, posto de gasolina, lojas náuticas, além de uma escola náutica de apoio para tirar a carteira de arrais amador.
“Já estamos com todos os licenciamentos em mãos. Agora, com o apoio do Governo de Alagoas, acredito que não temos mais o que esperar para começar a construção. Adianto que a nova marina está situada em meio a uma reserva hidromineral onde o caminho para chegar até o acesso é um túnel verde e, além de tudo, teremos uma bela paisagem para admirar”, comemorou Alfredo Rebelo.