Cidades

Etapa de vacinação contra aftosa entra na reta final

26/07/2013
Etapa de vacinação contra aftosa entra na reta final

Após a realização de duas vacinações assistidas realizadas esta semana nos municípios de Arapiraca e União dos Palmares, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas entra na reta final. Iniciada no dia 1º, a campanha prossegue até a próxima quarta-feira (31).
Em Arapiraca e União dos Palmares, a vacinação realizada, respectivamente, no Parque Divina Luz e na Fazenda Mão Direita, contou com a presença de criadores, comerciantes e secretários municipais, além do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, e do diretor técnico do órgão de defesa, Ironaldo Monteiro.
Com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovídeos do Estado, a agência de defesa de Alagoas informou que foi repassada à Central de Selagem de Vacinas 1,3 milhão de doses de vacina para atender à demanda do Estado nesta primeira etapa da campanha de 2013.
Na última etapa de vacinação, realizada em novembro do ano passado, foram vacinados em Alagoas mais de 1,2 milhão de animais, gerando uma cobertura vacinal superior a 96%.
“Estamos trabalhando para atingirmos os 100% nesta etapa. Com a ajuda de todos, temos a certeza que vamos conseguir superar o índice de vacinação da etapa passada”, declarou o presidente da Adeal, lembrando que o Ministério da Agricultura recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho.

 Declaração

Faltando menos de uma semana para o encerramento da campanha, a Adeal alerta aos criadores que, após efetuar a vacinação do rebanho, a declaração deve ser feita nos escritórios da Agência do município onde o estabelecimento rural está localizado. O prazo final para a declaração será encerrado 15 dias após o término desta etapa de vacinação.
Criador que não fizer a declaração estará sujeito ao pagamento de multa e ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto a Adeal.

    Cadastro

Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) a Adeal está realizando um levantamento sobre a pecuária de leite de Alagoas. No momento em que o criador for fazer a declaração da vacinação nos escritórios da Adeal, ele responderá a um questionário complementar. O censo tem o objetivo é traçar um raio-x da cadeia produtiva do leite.