Geral

Estado capacita técnicos municipais para inspeção de produtos derivados do tabaco

26/07/2013
Estado capacita técnicos municipais para inspeção de produtos derivados do tabaco

Com o objetivo de proteger a população contra os males do tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizam a Capacitação sobre Inspeção para  Produtos Derivados do Tabaco. A oficina inicia na terça-feira (30), às 8h30, no auditório do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Maragogi, e prossegue até o dia 1º de agosto.
O curso é destinado aos técnicos municipais das Vigilâncias de Saúde de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Messias, Flexeiras, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Jacuípe, Jundiá, Joaquim Gomes, Japaratinga, São Luiz de Quitunde, Campestre, Novo Lino e Colônia Leopoldina.
Segundo Paulo Bezerra, diretor estadual de Vigilância Sanitária, a oficina vai contar com ações de fiscalização para controle de produtos derivados do tabaco e ambiente livre do fumo, que serão realizadas em estabelecimentos de Maragogi, como parte prática do curso.

    Programação – A oficina vai abordar sobre as ações de controle dos produtos derivados do tabaco no Brasil, a promoção dos ambientes livres de fumo, os tipos de produtos derivados do tabaco e seu registro na Anvisa e as imagens e frases de advertência sanitária para produtos derivados do tabaco.
No segundo dia da capacitação, as temáticas vão tratar sobre restrição da propaganda nos pontos de venda, ações de fiscalização e Processo Administrativo Sanitário e aula prática em pontos de venda para conhecer produtos, estratégias de propaganda e como agir em caso de infração sanitária.
No último dia da oficina, serão realizados debates sobre os resultados da aula prática, elaboração dos planos de ação dos municípios e apresentação dos planos de ação dos grupos e debate.