Geral

Equipamentos de proteção são entregues para socorristas do município de Teotônio Vilela

25/07/2013

Para garantir mais segurança para os técnicos de enfermagem e condutores socorristas, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quinta-feira (25), a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da base descentralizada do município de Teotônio Vilela.
Além de receber os equipamentos, os socorristas assistiram uma aula, ministrada pelo técnico do setor de Saúde Ocupacional, Wilson de Souza, que falou sobre o uso correto e a importância dos EPIs para a garantia de segurança. “Todos os equipamentos de segurança fornecidos pelas centrais do Samu em Alagoas são de uso obrigatório e podem representar a diferença entre a vida e a morte de um profissional”, advertiu.
Entres as consequências provocadas pela negligência na utilização dos equipamentos destaca-se, segundo Wilson de Souza, a perda de capacidade auditiva observada entre as socorristas do Samu. “O uso dos protetores auriculares, de forma correta, pode reduzir até 21% da pressão sonora provocada pelo som das sirenes e do trânsito. Com isso, o profissional evita danos irreversíveis em sua capacidade auditiva que podem ser diagnosticados com a constante exposição a barulhos intensos”, orientou.
Todos os profissionais da base descentralizada receberam conjuntos de botas, macacões, óculos e protetores auriculares que podem ser trocados nas centrais em Maceió e Arapiraca, sempre que apresentarem defeitos ou desgastes devido ao uso.
O gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, destacou que foram feitas aquisições de EPIs para que todas as bases, além das Centrais, possam estar sempre com equipamentos em bom estado de conservação. “Nosso objetivo é  garantir a segurança e o bem estar de nossos profissionais. Com o uso de todos os EPIs, os socorristas podem se dedicar a sua missão de salvar vidas de forma responsável salvaguardando sua integridade física”, disse Lucas.
Também presente durante a distribuição, a coordenadora administrativa do Samu Maceió, Aldilene Paiva, ressaltou a qualidade da estrutura encontrada na base de Teotônio Vilela e informou que a Central do Samu Maceió é responsável pela regulação de 15 bases descentralizadas. “Já realizamos a entrega em 14 unidades e na próxima semana iremos realizar a entrega dos equipamentos para a base da cidade de São Miguel dos Campos”, afirmou.
A coordenadora da base de Teotônio Vilela, Patrícia Diniz, disse que as equipes, que realizam os atendimentos no interior de Alagoas, prestam um serviço importante para os alagoanos e que os profissionais são treinados e preparados para o serviço. “Com o uso dos equipamentos adequados, os socorristas têm a certeza que podem salvar vidas sem se expor a riscos desnecessários”.
A base do município de Teotônio Vilela atende diretamente a uma população de cerca de 40 mil habitantes, além de oferecer assistência aos municípios vizinhos de Campo Alegre, Junqueiro, Jequiá da Praia e Coruripe. O Samu Alagoas possui uma rede de 34 bases descentralizadas, além de duas Centrais (Maceió e Arapiraca) que garantem a cobertura estadual completa pelo serviço.