Geral

Câmera de segurança flagra descarrilamento de trem na Espanha

25/07/2013

Uma câmera de segurança localizada na ferrovia em Santiago de Compostela, na Galícia, noroeste da Espanha, flagrou o momento em que um trem descarrilou nesta quarta-feira (24). Segundo a imprensa espanhola, o excesso de velocidade foi a causa do acidente.
 O número de mortos no descarrilamento do trem é de ao menos 80 pessoas, segundo a agência de notícias Efe e o jornal “El País”. Os socorristas retiraram mais de 70 corpos das ferragens do trem e quatro feridos morreram no hospital, disse à AFP um porta-voz do Tribunal Regional da Galícia nesta quinta-feira (25). Outras 143 estão feridas em uma das maiores tragédias da história ferroviária do país, a primeira com um trem de alta velocidade na Espanha.
Segundo as autoridades locais, o trem transportava 222 passageiros e fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol.

http://www.youtube.com/watch?v=o32nxuHshv4
Um dos maquinistas do trem ficou preso na cabine da composição. De acordo com notícia do jornal espanhol “El País”, ele se comunicou com a estação de controle logo após o acidente, quando ainda não sabia das consequências.
Fontes da investigação relataram ao jornal que o maquinista se queixou de dores na coluna e costelas e de que não podia sair. “Espero que não haja mortos, porque cairão sobre minha consciência”, teria dito o condutor.
Fontes confirmaram ao El País que o condutor confessou que ia a 190 km/h, quando o limite no trecho – uma curva fechada – é de 80 km/h. As investigações ainda não apontam se o excesso de velocidade e o descarrilamento decorrente dele ocorreram for falha humana ou técnica.
A curva que exige a frenagem sucede um trecho de 80 km de distância, entre Ourense e Santiago de Compostela, que o trem de alta velocidade percorre a mais de 200 km/h.