Geral

Delmiro: Prefeito reúne-se com vice-presidente da Casal e aborda abastecimento de água em prédios públicos

18/04/2013

 

 

Empossado desde segunda-feira (15), o prefeito interino Valdo Sandes vem dando continuidade aos trabalhos administrativos à frente da Prefeitura de Delmiro Gouveia. Nesta quinta-feira (18), Sandes reuniu-se com dirigentes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para tratar de assusto referente ao abastecimento de água no Matadouro Público, Terminal Rodoviário e Mercado Público.
O encontro estava agendado desde a terça-feira, quando o gerente da Unidade de Negócios do Sertão, João Neto, esteve com o prefeito para apresentar o débito que a empresa que administra os três órgãos públicos tem junto à companhia. A dívida, inclusive, causou o corte do abastecimento de água nestes locais, refletindo em um grande transtorno para os comerciantes, produtores e comunidade.
Sensibilizado com a questão, Valdo recebeu no seu gabinete, nesta quinta, o gerente João Neto, o vice-presidente da Casal, Carlos Figueiredo, e o Superintendente do Interior, Antônio Fernando. O vereador Carlos José, o Gato, que é funcionário da empresa, também esteve presente.
Sandes reforçou sua preocupação com a questão do abastecimento e solicitou ao vice-presidente que aguarde os próximos dias para que a situação política do município seja resolvida. “Eu realmente estou muito sensibilizado com a questão porque não podemos admitir que uma empresa que administra o Matadouro Público, o Terminal Rodoviário e o Mercado Público deixe de cumprir com a sua obrigação e isto reflita na população. A comunidade não pode pagar por esta falta de compromisso e por isso estou empenhado para tentar resolver essa situação, porém, peço a Casal que aguarde a decisão judicial para que possamos efetivamente reverter esta situação”, falou. O vice- presidente concordou com a solicitação do prefeito e afirmou que aguardará o prazo de 15 dias para tomar as providências cabíveis contra a empresa concessionária.
Outro assunto abordado durante a reunião foi o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a renovação da concessão do abastecimento de água no município pela Casal ou se o serviço será realizado por empresa privada. O tema, que causou grande polêmica, vem sendo discutido desde 2011, e ainda não se chegou a um acordo.
O prefeito explicou que, se a decisão tiver que ser tomada durante o seu governo, realizará audiências públicas com a sociedade civil organizada, sindicatos, igrejas e associações para que os mesmos decidam quem prestará o serviço. “Esta é uma questão que exige uma responsabilidade muito grande, então acredito que a sociedade deverá decidir sobre isso através de audiências públicas, da forma mais democrática possível. Inclusive estive conversando com o promotor João Batista sobre esse TAC, coloquei o meu ponto de vista, e ele enfatizou que esta seria a melhor forma de fechar as discussões sobre o assunto, porque a comunidade daria a sua opinião”, falou Valdo.

Decisão
O presidente da Câmara de Vereadores, Valdo Sandes, foi empossado como prefeito no dia 15 de abril, após decisão do Juiz Eleitoral José Eduardo Nobre, que afastou Luiz Carlos Costa e a sua filha, a vice-prefeita Ziane Costa, do comando da Prefeitura. A decisão foi proferida em virtude de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo impetrada pelo candidato que ficou em segundo lugar no pleito de 2012, Eraldo Joaquim Cordeiro, o Padre Eraldo.
O julgamento do recurso impetrado por Luiz Carlos no TRE teve início nesta quarta-feira (17), mas foi suspenso porque o desembargador eleitoral Fernando Maciel pediu vistas da matéria. A previsão é que a votação seja retomada na segunda-feira (22).
Valdo ficará no cargo de prefeito até a realização de novas eleições, caso o recurso interposto por Luiz Carlos Costa e sua vice Ziane seja negado. Ele foi oficiado para assumir interinamente a Prefeitura durante a sessão da Câmara Municipal do dia 11 de abril, mas precisava cumprir o prazo regimental para a convocação dos vereadores para a sessão extraordinária.